Como configurar portas seriais

Como Configurar as Portas Seriais Para Evitar Conflitos?
Entendendo a saída serial:
A maioria dos computadores possuem duas portas seriais (COM1 e COM2) e podem chegar facilmente a quatro (COM3 e COM4). Apesar de ser possível essa expansão, as novas portas irão interagir com o computador junto com as outras portas. Assim as portas 1 e 3 “falam” com a CPU juntas, ou seja usam o mesmo IRQ, que nesse caso é o 4. O mesmo acontece com as portas 2 e 4, que usam o IRQ3.

Resumindo:
COM1
COM3
COM2
COM4
IRQ 4
IRQ 4
IRQ 3
IRQ 3

Como visto acima você não pode usar, por exemplo, o mouse na COM1 e a base do Palm na COM3, porque eles irão tentar comunicar com o computador pelo mesmo canal e o computador irá se perder, sem saber quem enviou os dados.
O que é possível é compartilhar o modem, que em geral fica na COM2, com a base, na COM4. Mas nesse caso você não poderá utilizar os dois ao mesmo tempo.
Uma alternativa para usar as várias COM ao mesmo tempo é alterar o IRQ que elas utilizam. Alguns periféricos permitem essa alteração.
Algumas configurações possíveis:
Alternativa 1
COM1 – Mouse
COM2 – Modem
COM4 – Base Palm
IRQ 4
IRQ 3
IRQ 3

NA solução acima você não poderá usar o modem enquanto for fazer o sincronismo com o Palm. Mas essa é a solução mais fácil e mais utilizada. Tome cuidado apenas para não deixar os programas do modem ativos, o que fatalmente causará erro ao tentar abrir novamente a porta para o sincronismo. Nessa configuração o ideal é ativar o HotSync Manager quando for realmente sincronizar os dados.
Alternativa 2
COM1 – Mouse
COM3 – Modem
COM4 – Base Palm
IRQ 4
IRQ 5 ou outro disponível
IRQ 3

Se o seu modem permitir, configure dessa forma e você poderá acessar a Internet e sincronizar ao mesmo tempo. É uma boa solução. Observe que por utilizar outro IRQ o modem não irá conflitar com o mouse.
O IRQ escolhido para o modem vai depender de sua disponibilidade e da capacidade do modem de alocar os IRQ. Alguns modens não conseguem usar IRQ com valores mais altos. Nesse caso a solução seria passar a placa de som ou outro dispositivo que esteja usando um IRQ baixo, como o 5, para outro IRQ e então configurar o modem.
Para modens mais novos você já conseguirá alocar IRQ altos, em geral eles irão automaticamente ser redirecionados para IRQ 9 ou 11.
O que interessa é que não existam conflitos entre dois periféricos tentando usar o mesmo IRQ!
Alternativa 3
COM1 – Mouse
COM2 – Base Palm
COM5 – Modem
IRQ 4
IRQ 3
IRQ 11 ou outro disponível

Solução também interessante, se o seu modem permitir configurar a COM. Valem as mesmas informações sobre IRQ da opção acima.
Alternativa 4
COM1 – Base Palm
COM2 – Mouse
COM4 – Modem
IRQ 4
IRQ 3
IRQ 11 ou outro disponível

Uma solução estranha a primeira vista, mas funciona e tem a vantagem de encaixar o conector da base sem a necessidade de conversor (dependendo do tipo de saída que você tiver).
Passos a seguir para certificar-se de sua configuração:
– Certifique-se que a COM que você quer usar esteja habilitada no BIOS do seu computador.
– Verifique se ela existe no Windows. Caso não tenha, crie usando a opção de Adicionar novo hardware, no painel de controle.
– Você deve configurar o HotSync Manager para usar a COM que você escolheu. Vá no opção Setup do menu, guia Local e seleciona a opção correta em Serial Port.
Considerações finais:
– Você pode precisar adquirir uma nova COM. Não é cara essa expansão.
– Pode-se comprar um mouse PS/2 ou USB e liberar assim a COM1. Ele também não é caro e resolve o problema.
– Existe um kit que conecta o Palm através da saída USB. Se você tiver essa saída é um ótima solução. A melhor! O problema é que no Brasil ainda é difícil encontrar esse kit da 3com.
– Se você não é experiente com configurações de computador eu aconselho que fale com alguém que possa instruí-lo como proceder, seguindo as recomendações dessa página.
– A Palm Computing tem uma área de suporte sobre sincronismo, que pode ser útil apesar de estar em inglês.
– Na página Biblioteca -> Manuais você encontra um arquivo com informações sobre conflitos em portas seriais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s