Curiosidade histórica

Ao procurar textos para colocar no blog me deparo com este fórum dos fins dos anos 90. Copiei na íntegra. Se feri os direitos autorais de alguém, favor me avisar e eu retiro (ou cito a fonte)…

1) Dificuldades em um upgrade
Tenho um pentium 166 MMX. Decepcionado com seu desempenho decidi fazer um upgrade. Comprei uma placa mãe Asus PA5-B, 64 MB de memória e um processador K6-2 500. Do meu computador antigo aproveitei a placa de fax da UsRobotcs 33.600, placa de som da Creative com multimídia, HD, placa de vídeo da Trident com 2MB. Após a montagem testamos (eu e um técnico) ligando o computador. Aconteceu que o computador começou a apitar e o vídeo ficava piscando. Desligamos o computador, verificamos todas as voltagens, segundo o manual, e os encaixes das outras placas. O problema persistiu e desistimos. Gostaria de saber se poderiam me ajudar a desvendar o que pode estar acontecendo.

Resposta:
Quando uma placa de CPU fica ?apitando?, significa que existe algum erro que impede o funcionamento do vídeo. Desta forma o erro é informado pelo alto falante, através de um código de beeps. No manual da sua placa de CPU existe uma tabela (beep error code). Quando o manual não possui esta tabela, podemos encontrá-la no site do fabricante do BIOS (www.ami.com ou http://www.award.com). Você pode encontrar também essas tabelas em http://www.computercraft.com/docs/beeps.html. Em geral esses problemas ocorrem quando a memória RAM ou a placa de vídeo estão defeituosas ou mal encaixadas. Experimente fazer a troca usando outro módulo de memória e outra placa de vídeo, o problema pode estar aí. Você, o técnico e o vendedor das placas tomaram cuidados com a eletricidade estática ao tocar as placas e memórias?
2) Problemas depois de formatar o HD
Tenho um K6-2 350MHZ, 32MRAM, CD ROM ATAPI e HD Seagate 4.3 GIGA que funcionava perfeitamente até ter alguns problemas de vírus. Após formatar o computador (que não foi desmontado em momento algum), eu percebi que teria que reinstalar apenas o modem e a impressora, o que foi feito com sucesso e usando os CDs dos mesmos. Só que depois eu percebi dois problemas: o monitor está com 16 cores e o computador está sem som. No adicionar novo hardware, ele encontra PCI multimedia audio device. Só que eu não consigo instalar de jeito nenhum. Já tentei com o CD da placa mãe ( PC 100 ), onde eu selecionei todas as pastas possíveis,tentei com alguns disquetes que vieram (Sound galaxy Voyager e MM PRO 16 IIA) e com os drives do windows. O monitor eu também tentei pelo disquete (CIRRUS LOGIC) e pelo Windows. Portanto, o computador está funcionando bem (inclusive o CD ROM), mas não tem som e o monitor está em 16 cores.
Resposta:
A formatação do HD e a instalação do Windows não são operações totalmente seguras. Existem casos em que alguns dispositivos podem deixar de funcionar por não terem os drivers adequados, ou então por não serem feitas certas configurações milagrosas que alguns técnicos experientes fazem. É o caso por exemplo de alguns modems que precisam que nas configurações regionais o país seja configurado como México para que a discagem por pulsos funciona, pois se for deixado como Brasil, não completa a ligação. São pequenos detalhes conhecidos de técnicos que já quebraram a cabeça e agora estão acostumados com os macetes necessários para eliminar certas anomalias, mas por outro lado são informações inacessíveis ao usuário comum. O que o usuário comum deve saber é apenas instalar o Windows e instalar os drivers, mas em muitos casos isso não é suficiente. Você precisa descobrir qual é o modelo da sua placa de som e da sua placa de vídeo. Disquetes e CDs que acompanham o computador são uma boa pista, mas em alguns casos são fornecidos drivers para um grande número de placas, fica difícil descobrir qual é o driver correto. Se existe um disquete com a inscrição ?Cirrus Logic?, provavelmente ele tem o driver da placa de vídeo, que habilitará o seu funcionamento com maior número de cores. Para tirar a dúvida, abra o computador e verifique o número do chip da placa de vídeo. Entre então no site da Cirrus Logic (www.cirrus.com) e faça o download do driver mais recente para o chip da sua placa de vídeo. A placa de som foi detectada, ela aparece em ?PCI Multimedia Áudio Device?, basta agora instalar o driver correto. Parece que é uma placa Sound Galaxy, se estiver correto, o site do fabricante, onde você pode obter os drivers, é
http://www.aztech.com.sg.
3) Problemas com ZIP Drive
Tenho um computador Pentium III 450 MHz, Hd 8.4 Gb, 64 Mb de DIMM, um drive de Cd – rom, uma gravadora de cds, um drive de disquete e um zip drive, placa mãe PC100 e Windows ME. Faz um ano que comprei este computador e nunca cheguei a usar a unidade zip. Um amigo meu vendeu sua unidade de zip e me deu dois zip disks. O problema é que, eu coloco o zip disk na minha unidade, ela executa um autorun nele, dá duas “lidinhas” e pára. Quando eu vou para abrir o conteúdo do zip (ele contem alguns documentos), a unidade de zip pede para inserir um disco, ou seja, ela diz que não possui zip disk nenhum na unidade. O meu Windows (ME) não reconhece esta unidade como zip, mas como um disquete de 3 1/2, no qual a letra da sua unidade é d:. No ícone Sistema no painel de controle, aparece em Gerenciador de dispositivos, na parte de Unidades de Disco, a unidade Zip instalada. Quando meu computador liga, aparece Sec.Master Iomega Zip 100, ou seja, eu acho que pela Bios a unidade Zip está reconhecida. Já levei um técnico em minha casa e ele disse que na parte de hardware (cabos, fiação) está tudo perfeito, que o problema seria possivelmente de software, de reconhecimento do drive. Eu queria uma solução para esse problema  para que eu pudesse desfrutar da minha unidade Zip, comprada a um tempinho, mas nunca usada.
Resposta:
Eu não descarto a possibilidade deste ZIP Drive estar com problemas. Quando ele está bom, o técnico consegue coloca-lo facilmente em funcionamento. O Windows 98 já reconhecia automaticamente este tipo de drive, que aparece na janela Meu Computador como sendo um ?Disco removível?. O reconhecimento é automático desde que os jumpers Master/Slave estejam configurados corretamente, que os cabos estejam ligados e que o drive esteja em perfeitas condições de funcionamento. Você pode tirar a dúvida, fazendo o ZIP Drive funcionar no ambiente MS-DOS. Execute o boot por um disquete e use o programa GUEST.EXE, que fica em C:\Arquivos de programas\Iomega\Tools. Ao ser executado, este programa apresentará na tela algo como:
Driver IOMEGA Guest versão 6.0
Procurando uma letra de unidade para a sua unidade Iomega?
A sua IOMEGA ZIP-100 é a letra de unidade E:
A partir daí o ZIP Drive ficará acessível no modo MS-DOS. Experimente acessar os discos que o acompanham. Se não funcionar, provavelmente a sua unidade está mesmo defeituosa.
4) Tela Azul
Meu nome é Regis Araújo Melo sou funcionario da Granja Saito, e estou com uma duvida. Eu sou operador de um micro PENTIUM-166MHZ, 16 MB DE RAM, adaptador de rede compativel com ne2000, placa de video trident tgui9440, Windows95 4.00.950b, Microsoft Office2000 SmartBusiness, Eudora Light para enviar E-MAIL. Este computador esta ligado a uma rede microsoft, atraves de Protocolo TCP/IP, com compartilhamento de arquivos e de impressora. Até alguns dias, este micro estava funcionando corretamente, mas sem menor explicação, começou a apresentar travamento de tela azul. Ao ligar ele iniciava corretamente mas passado alguns instante aparece a seguinte mensagem.

WINDOWS
* Uma exceção OD ocorreu em 0028:C0001F6C em VxD VMM(01) + 00000F6C.
* Isto foi chamado de 0028:C0FE3F08 em VxD netbeui(01)+00003654.

Deste então ao iniciar sempre aparece esta mensagem como apenas diferença no endereço OD. Ao tentar reinstalar win95, surgiu a seguinte mensagem:

STANDARD MODE: BAD FAULT IN MS-DOS EXTENDER
FAULT:0006 STACK DUMP:11FF 0000 3046
RAW FAULT FRAME:
EC=114B IP=9398 CS=0367 FL=3246 SP=B04A SS=0E4F
Gostaria que você me enviasse um E-Mail com a resposta sobre estes erros bastante anormais. Bem como as possiveis soluções. Você poderia me indicar a leitura de um bons livros sobre configuração de rede, e montagem e manutenção de computadores.
Resposta:
Este pode ser mais um daqueles velhos bugs do Windows 95, que foram corrigidos no Windows 98. Usar uma versão antiga tem como vantagem deixar o computador a salvo dos NOVOS bugs, mas por outro lado deixa o computador vulnerável a antigos problemas. Seu computador estava funcionando bem, apesar dos problemas do Windows 95. É possível que apenas recentemente você tenha passado a utilizar certos componentes de software com bugs, que antes não se manifestavam por não serem usados. Por outro lado, é possível que não existam problemas no Windows, e que este seja um defeito de hardware. Afinal é um computador com 6 anos de uso. Poeira e oxidação de contatos resultam em erros diversos. Se um computador não é limpo uma vez por ano, ou pelo menos de 2 em 2 anos, anomalias diversas podem ocorrer por ação da poeira e umidade. É preciso que seu computador seja checado por um bom técnico. Ele fará uma limpeza geral de contatos e poderá verificar se existem peças defeituosas, como memórias, placas, etc. Observe que quando existe um defeito de hardware, a própria instalação do sistema operacional pode apresentar travamentos, e isto é o que está acontecendo com o seu computador. Portanto minha receita para este PC é ?técnico nele!?.
5) Formatação de disquetes travou o PC
Quando formatava alguns disquetes meu computador travou (acho que foi porque coloquei um CD de música no momento em que começava a formatação) e tive de reinicia-lo. Quando fui voltar a formatar os disquetes o micro não leu a unidade A. Quando coloco disquetes a unidade e dou um click o micro lê a unidade mas não encontra o disco, pelo contrário, ele pede para que eu insira o disquete mesmo com o disco dentro. Tentei outros disquetes e não funcionou. Não sei se o problema é sujeira no drive ou alguma peça solta. O que eu faço?
Resposta:
A primeira coisa a fazer é usar um disquete de limpeza, o problema pode realmente ser sujeira nas cabeças. Não creio que o problema tenha alguma relação com o fato de você ter colocado um CD de música. Se a limpeza não resolver, o próximo passo é verificar se o cabo de alimentação e o cabo de dados do drive de disquetes estão bem conectados. Devemos também verificar se o drive está corretamente declarado no Standard CMOS Setup. A seguir é a vez de fazer um teste: verificar se o drive de disquetes funciona em outro computador, e se outro drive funciona no seu. Provavelmente a troca do drive de disquetes por um novo será a solução do problema.
6) Consertando um Compaq Presario
Tenho um computador Compaq Presario 2120 completo. Há uma semana atrás, meu drive de CD parou de responder. Já verifiquei a configuração do dispositivo no Windows 98 e está tudo funcionando corretamente. tentei entrar no setup sem sucesso, pois a máquina da Compaq não me permite entrar. Meu micro não está mais na garantia. O que devo fazer para conseguir ter acesso ao meu drive de CD, pois ficar sem esse é uma perna quebrada.
Resposta:
Seu drive pode estar defeituoso, o que tem certa probabilidade de acontecer com o passar dos anos. A correção deste problema no Compaq não é diferente da correção em outros computadores. É preciso instalar um novo drive de CD-ROM para verificar se funciona, e/ou ligar o seu atual drive de CD-ROM em outro computador para verificar o funcionamento (não deve ser esquecida a configuração dos jumpers Master / Slave). Finalmente devem ser checados os cabos de dados e alimentação. Quanto ao CMOS Setup, certamente existe uma forma ?secreta? de usá-lo, conhecida apenas pelos técnicos da Compaq (pelo menos eu não conheço o segredo). Existem entretanto alguns programas que permitem ter acesso ao CMOS Setup, mesmo quando o fabricante o deixa escondido. Trata-se do programa TWEAK BIOS, encontrado em http://www.sysopt.com. Lá poderia ser verificado se a interface IDE na qual o drive de CD-ROM está ligado está habilitada. Realmente é um trabalho para um técnico ou um colega que tenha experiência com hardware.
7) Códigos de erro do BIOS
Há algum tempo meu computador vem fazendo 3 barulhos, (aquele famoso bip) na hora em que o computador liga, além do bip normal que todo o computador faz. Conversando com o pai de um amigo, ele me dize que esses “bips” tem uns códigos, queria saber o que está de errado com o meu pc. Tenho em Athlon de 800 Mhz, placa de vídeo Voodoo 3 3000, memória de 128, placa mãe Asus K7 Via KX133 chipset.
Resposta:
O fabricante do BIOS utiliza mensagens de erro na tela para indicar problemas, de vários tipos, como erros no disco rígido, no drive de disquetes, falhas no boot em geral, entre vários outros, mas para isso é preciso que pelo menos o vídeo esteja funcionando. Quando ocorre um erro muito sério que impede o vídeo de funcionar, a única forma de informar este erro é utilizando o alto falante frontal do gabinete (PC Speaker). Através de combinações de beeps curtos e longos, vários erros podem ser indicados. Normalmente o manual da placa de CPU traz a tabela que explica o significado de cada som (beep error code table). A sua placa de CPU possui um BIOS Award, e caso você não encontre a tabela ou tenha perdido o manual, tome como base a tabela a seguir, válida apenas para o BIOS Award:
Código
Significado

1 beep curto
Sistema normal, sem erros.

Beeps longos e repetidos
Memória RAM não foi detectada, pode estar defeituosa ou mal encaixada

1 beep longo e 3 curtos
Placa de vídeo não detectada, ou memória de vídeo ruim.

Beeps agudos e irregulares durante o uso normal do computador
Processador apresenta aquecimento excessivo. A placa de CPU reduz a sua velocidade para reduzir o aquecimento.

No seu caso parece que foram emitidos 1 beep longo e 3 curtos, o significa problema com a placa de vídeo. Pode estar mal encaixada ou defeituosa.
8) Interface de joystick em conflito
Caro Laercio, meu computador é um k62 500, 64 Mg de memória, placa pc100 tudo onboard e Windows ME. Recentemente adquiri uma placa Sound Blaster AWE64 Value, que funciona muito bem, no entanto o joystick que está conectado placa antes funcionava perfeitamente e hoje sequer dá sinal de vida. Entro no painel de controle e tento acessar as propriedades dos controladores de jogos e o joystick está instalado mas aparece uma mensagem dizendo que ele não está conectado. Conto com seu socorro.
Resposta:
O seu computador está agora com duas interfaces de joystick, e elas estão em conflito. Se você instalou uma placa de som, é melhor desabilitar os circuitos de som da sua placa de CPU, e também o joystick onboard. Isto normalmente é feito através do CMOS Setup. Desta forma a interface de joystick da sua placa de som poderá funcionar normalmente. A outra alternativa é deixar ativa a interface de joystick da placa de CPU e desabilitar a existente na placa de som. Para fazer esta desabilitação, entre no Gerenciador de Dispositivos e clique em controladores de som, vídeo e jogo. Você verá indicadas duas interfaces de joystick, uma delas é a da placa de som. Você terá que experimentar para descobrir qual é qual. Aplicando um clique duplo sobre a interface, será apresentado um quadro de propriedades. Na guia Geral, marque a opção ?Desativar neste perfil de hardware?.
9) Gerenciamento de energia não funciona
Trabalho em uma Estação Aduaneira (EADI) e temos 26 estações, sendo a maioria a seguinte configuração:

K6 II 333 MHZ – 32 de Ram – HD 10 GB Seagate, funcionando com Win98 e servidor (IBM Netfinity P II 400 Mhz) de Arquivos Rede Novell ….

1 – Devido ao racionamento, configurei todos micros do Porto para Desligar somente O MONITOR (15 minutos)  sem colocar o HD. Acontece , que em todas estações quando queremos voltar a tela normal (teclando ou mechendo no mouse) a REDE cai (logoff) …. tendo que efetuar o login novamente.

2 – Dentro esta configuração temos SOMENTE um Gabinete ATX … com o mesmo problema, mas acontece que os outros voltavam mas sem a rede, e o ATX não volta …. fica totalmente escuro a imagem, como um descanso e tenho que desligar no Estabilizador ….
Resposta:
K6-2/333 com Windows 98 é uma configuração que já tem 3 anos. Nada de errado com isso, ocorre que naquela época, o gerenciamento de energia não estava totalmente amadurecido. Para que funcione corretamente é preciso que o sistema operacional, a placa de CPU, o BIOS, as placas de expansão e todos os seus drivers sejam totalmente compatíveis compatíveis com o padrão ACPI, o que infelizmente não ocorria com os PCs da época. Apenas mais recentemente os sistemas têm se mostrado totalmente compatíveis. Se todo o hardware do seu PC for compatível com o ACPI (esta informação é obtida no site dos fabricantes das placas), é preciso substituir os drivers antigos por versões modernas, que são compatíveis com o ACPI. Será preciso ir ao site dos fabricantes de todas as placas para obter esses drivers. Também é preciso instalar os drivers dos chipsets das placas de CPU, para que o gerenciamento de energia funcione corretamente. Esses drivers também são encontrados no site do fabricante de cada placa de CPU. Finalmente, pode ser preciso atualizar o Windows. A versão 98 ainda apresentava alguns problemas ligados ao gerenciamento de energia. Já a versão ME funciona melhor, ativando corretamente as funções de gerenciamento de energia, mesmo em alguns PCs não tão modernos.
10) Micro resetando sem motivo
Tenho um micro pentium 166MHz, com windows 98, 64MB de memoria ram e HD de 2 Gigabytes, desde o inicio do ano estou com o seguinte problema, meu micro estava travando sem motivo algum, como achei que nao era nada continuei a usa-lo, mas com o passar do tempo, o micro passou a restartar sozinho pouco apos a inicializacao do windows. Como nao tive mais como acessar o micro levei-o a uma assistencia tecnica, la me disseram que era o cooler. Apos trocado o cooler o micro voltou ao normal, so que passado tres meses, ele voltou a restartar sozinho, sem nenhuma explicacao aparente. Gostaria que voce me desse um luz quanto a este problema. E desde ja agradeco a colaboracao!
Resposta:
O problema pode realmente estar relacionado com a temperatura. Muitos computadores equipados com o Pentium-133 e Pentium-166 apresentavam travamentos porque usavam coolers inadequados. Eu sugiro que seja feita a troca por um cooler mais possante, do mesmo tipo usado para o K6-2. A parte de alumínio do cooler deve ter no mínimo 3 cm de altura, e deve ser aplicada pasta térmica entre o cooler e o processador. Isto irá reduzir a temperatura para um valor seguro, e os travamentos e resets terminarão. A instalação de um novo cooler resolveu o seu problema, portanto deve ter sido utilizado um cooler adequado. Talvez ele agora tenha se soltado do processador, ou então pode estar desligado, o que realmente provoca aquecimento.
11) Nova placa de vídeo trava o micro depois de 20 minutos
Tenho um micro Pentium 233 MMX, com 64mb RAM, Placa Mae Onboard Video HD de 30 GB e recentemente comprei uma placa de video com 8mb, e segundo informações da própria fabricante deveria funcionar normalmente com  166 MMX, mas o que acontece é que o vídeo trava após um tempo de uso de mais ou menos 20 minutos. Trava na internet e na execução de alguns jogos. O que fazer para resolver, já que verifiquei no seu livro e Manutenção e Montagem, mas não consegui achar como resolver?
Resposta:
Você esqueceu de dizer a marca e o modelo da placa de vídeo, o que seria uma informação valiosa. Útil para que eu tivesse um caminho mais claro para a solução do problema, e também para os leitores saberem que esta placa pode potencialmente apresentar problemas. Antes de mais nada, a placa pode estar com defeito de fabricação. Ou ainda, pode ter sido danificada por eletricidade estática durante a sua instalação. Eu mesmo comprei uma placa com o chip TNT2 Pro, com 32 MB, fabricada pela Digitron, que funcionou perfeitamente durante 4 meses, e aos poucos começou a piscar a imagem, travar no boot até que finalmente passou a apresentar apenas faixas colorida quando o PC é ligado. No momento está na loja onde comprei, aguardando substituição, já que tem garantia de 6 meses. Sua placa pode estar com defeito, mas também pode estar sofrendo de aquecimento. Para confirmar, experimente usá-la com o micro aberto, e com um ventilador direcionado para o seu interior. Se assim não travar, então o problema é mesmo aquecimento. Procure então reorganizar os cabos no interior do micro para facilitar o fluxo de ar. Deixe um slot livre ao lado do chip gráfico da sua placa, para facilitar a dissipação do calor. Instale um cooler frontal, jogando ar para dentro do gabinete. Finalmente, não deixe de instalar a versão mais nova do DirectX (www.microsoft.com/directx/) e instale os drivers mais recentes para a sua placa de vídeo, disponíveis no site do seu fabricante.
12) Não grava ESCD
Tenho um Pentium-II 400 com Hd Quantun de 20 GB, 128 Mb de RAM, Placa de Video AGP ATI de 8 Mb, Placa de Som SBLive da Creative e placa-mãe ASUS P2-99. Recentimente começou a aparecer uma mensagens durante a inicialização do sistema, toda ves que ligo o computador aparece uma mensagem de erro seguida de um longo beep:

ERROR — Can’t Write ESCD

Gostaria de saber de onde vem esta mensagem. Que posso fazer para resolver este problema?
Resposta:
O ESCD é uma área na qual são armazenadas informações sobre os dispositivos de hardware instalados no PC. Esta área é acessada e gerenciada tanto pelo BIOS como pelo Windows. Sua alteração é feita quando mudamos alguma configuração de hardware, por exemplo, quando instalamos uma nova placa ou quando alteramos certos itens do CMOS Setup. A mensagem Can?t Write ESCD desaparecerá quando você habilitar a opção BIOS Update no CMOS Setup (Advanced Menu). O ESCD faz parte da Flash ROM que armazena o BIOS. Se as gravações nesta Flash ROM estiverem desabilitadas, o ESCD não poderá ser atualizado. Existe alguma alteração pendente, em função de alguma alteração de hardware que você fez. Habilitando a gravação do BIOS no CMOS Setup, o problema estará resolvido. Depois que a alteração pendente for feita você poderá desabilitar novamente as gravações na Flash ROM, por questões de segurança.
13) Problemas para ligar o PC
Tenho um computador AMD K6II 500 MHz com 64 Mb de ram, HD15Gb, placa mãe Soyo off board 512Kb de cache, fax modem Motorola SM56 PCI, placa de som Sound Blaster Audio PCI e placa de vídeo SiS6326 com 8Mb; e está tudo funcionando muito bem. O que vem me tirando o sono é o seguinte “probleminha”: quando aperto a tecla POWER não aparece imagem alguma na tela, alguns segundos em seguida, soa um alarme de dentro do pc e eu então tenho que resetá-lo para que ligue corretamente. O que me deixa mais intrigado ainda é o fato desse problema nem sempre ocorrer, pelo que pude observar, ele quase sempre ocorre quando o pc está frio (quando o pc fica algumas horas fora de uso) e quase nunca ocorre quando o pc é desligado e religado no mesmo instante. O que eu devo fazer? Quais os prejuízos eu teria se continuasse utilizando o computador nessas condições? Se possível gostaria que me indicasse um técnico confiável aqui em Goiânia que saiba resolver tal transtorno. Obrigado
Resposta:
Eu diria com 99% de certeza que o problema está na sua fonte de alimentação. Primeiro porque ela é a responsável pelo ligamento do computador. Segundo porque é mais provável que os componentes analógicos da fonte sejam sensíveis à temperatura, que os componentes digitais da placa de CPU. Qualquer técnico iria experimentar a troca da fonte, em primeiro lugar. Para ter 100% de certeza, só mesmo testando através da troca. Se não for problema na fonte, pode existir algo errado na placa de CPU. Devemos verificar se o processador está corretamente configurado, com clock interno, externo e voltagens de acordo com o processador que você tem instalado. Em último caso,  um teste que eu faria nesse caso: retirar todas as placas e periféricos do computador, deixando apenas a placa de CPU e a placa de vídeo. Testaria se o problema ficou resolvido e iria adicionando cada uma das placas e periféricos e testando (é claro, é preciso desligar tudo a cada instalação). Note que este tipo de trabalho não é recomendado para um usuário que não tem habilidades com hardware.

Uma fonte de alimentação
14) Troca de memória faz o micro fritar
Gostaria de sua ajuda, eu moro no Colorado (U.S.A), recentemente fui presenteado por um amigo. Ele me deu um servidor da Hp cujo modelo é Vectra XU 6/200, que tem a seguinte configuração: Placa mãe dual Intel com SCSI Onbord, processador Pentium pro 200, 128 MB ram, Hd SCI Seagate Barracuda 4 gb, Pl.Vídeo Matrox 2064w, etc… O problema e que esse meu amigo instalou uma memória SDRAM junto com as outras que são 4 pentes de 32 MB cada, do tipo ECC(4Mx72) 60DD, ele achou que era do mesmo modelo, pois seu formato físico é parecido. Quando ligou o micro, disse ter saído uma fumaça, desde então não funcionou mais. Eu creio que deve ter queimado as memórias, pois já troquei todas as peças menos as memórias, que são muito caras, acima de 200 dólares no site da Hp. Eu gostaria de saber se é a memória mesmo a causa do problema e também se você sabe onde posso encontrar esse tipo de memória com o preço mais acessível?  Se possível mande a resposta para meu e-mail
Resposta:
Parece fácil instalar memórias, mas o perigo é grande quando o usuário não entende o que está fazendo. Essas memórias são provavelmente do tipo EDO, porém com encapsulamento DIMM/168. É um tipo bastante raro. No Brasil a maioria das memórias DIMM/168 são SDRAM (o tipo que ele provavelmente deve ter instalado), mas em um passado recente, principalmente em PCs de grandes fabricantes, eram usados também módulos EDO com este encapsulamento. Este é o caso do Pentium Pro/200, com barramento de 66 MHz, que ainda operava bem com memórias EDO. Essas memórias operam com tensão de 5 volts, enquanto as do tipo SDRAM utilizam 3,3 volts. Isto pode ter feito as memórias fritarem. Pior ainda, um encaixe forçado em um soquete não compatível pode provocar curto circuitos entre tilhas do soquete. É possível que este curto circuito tenha afetado a placa de CPU. Ela deve usar provavelmente o chipset i440FX, para Pentium Pro, que não suporta SDRAM. Esta placa de CPU provavelmente aceita apenas memórias EDO DIMM/168. Você pode tentar encontrar essas memórias na Kingston (www.kingston.com).
15) Travamento
Tenho um AMD K6-2, e na maioria das vezes que estou acessando a Internet, ele trava e tenho que reiniciar o PC. O que seria esse problema?
Resposta:
São muitos os motivos que podem levar a um travamento. Se você executa várias outras funções com este PCs, além do acesso à Internet, e os travamentos só ocorrem quando é feito o acesso à Internet, então podem existir problemas no navegador ou no modem. Instale a versão mais nova do navegador que você utiliza, e instale os drivers mais novos do seu modem. Por outro lado, se o PC trava também em outras ocasiões, este pode ser um problema característico da placa de CPU. Existem muitas placas de CPU para K6-2, sobretudo as produzidas pela PC Chips, que têm o mau hábito de travar, travar e travar. Nas lojas de São Paulo, estão chamando esta marca de ?placas de CPU para leigos?, porque quem conhece um pouco não quer PCs com essas placas. É claro que os problemas podem ser outros, mas para detalhar outras soluções eu precisaria saber mais sobre o seu computador, e você apenas disse qual era o processador. Se os problemas persistirem envie outra carta, mas dê mais detalhes sobre a configuração do seu PC.
16) PC faz barulho
Adquiri recentemente um PC AMD K6-2 500 Mhz com a seguinte configuração:  placa mãe Asus P5A-B, 128 Mb de Ram, placa de vídeo de 8Mb, HD de 10.2 GB, kit multimídia Creative 52X mx, placa de som Yamaha e fax-modem Motorola 56K. Desde que comprei essa máquina e comecei a usá-la, ela começou a apitar direto. O técnico veio e trocou o processador, mas ela continua apitando. Notei que isso ocorre quando estou trabalhando com um programa mais pesado e de repente, ela pára de fazer o barulho. O que pode ser e como faço para resolver este problema?
Resposta:
O apito pode ter diversas causas. A primeira coisa a fazer é descobrir onde ele está sendo gerado. Deixe o gabinete aberto e use o computador. Quando começar a apitar, observe atentamente até descobrir de onde o som está saindo. ?Apitos? como você explicou, é uma descrição muito vaga. O som pode estar saindo do alto falante da placa de CPU, de um componente da fonte de alimentação ou de algum motor com problemas (no disco rígido, drive de CD-ROM e até no cooler). Creio que a troca do processador foi um tiro no escuro. Duvido que o seu processador estivesse apitando. Insista para que a assistência técnica resolva o problema, pois já que você comprou o PC recentemente, ele ainda está na garantia.
17) Micro maluco
Há quatro meses comprei um computador K6 2 500 Mhz, 32 MB de Ram, HD de 7.5 GB, CD Rom 52X, placas de vídeo, rede e fax modem onboard e Windows 98 instalado. Sempre que rodo jogos como GP2 ou MAXI, no momento de sair do game aparece uma tela negra e o PC não consegue retornar para o Windows sem eu ter que reinicía-lo ou dar reset. Geralmente, quando vou instalar algum programa também aparece uma outra tela diferente, desta vez, azul, exibindo uma mensagem afirmando que ocorreu um erro OE ou um erro OD acompanhados de alguns números. Ao usar outros programas, como o Internet Explorer 5, por exemplo, o micro sempre trava e quando dou Ctrl+Alt+Del aparece uma janela com a mensagem que o mesmo não está mais respondendo. Para finalizar, ás vezes ligo o PC e o mesmo se reinicia sozinho, sem explicação alguma. Já passei o antivírus mas não encontrei nada. O que pode estar acontecendo com o meu computador? O que posso fazer?
Resposta:
Placa de CPU para K6-2 com som, vídeo, modem e rede provavelmente é a PCChips 598. É uma placa barata e problemática, e esta marca é considerada a pior do mercado, só tem de bom o preço. Esta placa não foi projetada para executar jogos, e sim, para Office applications (Word, Excel, acesso à Internet, etc.). É possível utilizar jogos, mas com muitas restrições de qualidade gráfica e desempenho. Além disso o fabricante não se responsabiliza sobre a compatibilidade com os jogos 3D de última, nem de penúltima geração. Em resumo, você poderá utilizar vários jogos com restrições de desempenho e qualidade visual, mas nem todos funcionarão. É uma questão de sorte. Você pode melhorar a situação instalando drivers mais recentes para o vídeo, bem como a versão mais nova do Directx, obtida em http://www.microsoft.com/directx/. Travamentos e telas azuis são características de placas de CPU de baixa qualidade. São falhas de hardware que em geral precisam de substituições para a sua solução. Trocar as memórias e a placa de vídeo (instalar uma de verdade e desativar o vídeo onboard), por exemplo. Muitas pessoas compram computadores com a M598 e têm a sorte de um bom funcionamento. Muitas outras passam por inúmeros problemas. Isso é o resultado do uso de componentes, como capacitores e conectores, de baixa qualidade. Alguns funcionam, outros não. Este PC ainda deve estar na garantia, pois 6 meses é o mínimo que as lojas oferecem. Veja se o revendedor/produtor consegue resolver os problemas, talvez trocando por uma placa de CPU igual e ?sortuda? ? funcionando.
18) Como usar o multímetro
Sou leitor assíduo de sua coluna no EM, visito com constância seu site, li seu livro Manual de Manutenção e Expansão de PC’s (Fora de série); enfim, sou admirador de seu trabalho: como técnico em informática, utilizo suas dicas e ensinamentos para me manter atualizado e resolver aqueles percalços do dia-a-dia. Sou um técnico iniciante e lido com o “arroz com feijão” da coisa: reparos, instalações e montagem. Acho que meu serviço iria melhorar se eu usasse um multímetro para fazer diagnósticos mais precisos de placas, portas e outros dispositivos com defeito: sou leigo em eletrônica (pretendo estudá-la; pois além de ter interesse no assunto, sei que iria facilitar muito minha vida profissional). Agradeço se você pudesse me indicar um site, revista ou livro que ensinasse os macetes do uso do multímetro.
Resposta:
Agradeço as referências elogiosas sobre meu livro. O multímetro é um aparelho que pode ajudar qualquer técnico em seu trabalho, mas sua utilidade não é tão grande no caso de circuitos digitais. Basicamente o multímetro mede três grandezas elétricas: voltagem, corrente e resistência. Em circuitos analógicos, como os de TVs, rádios, aparelhos de som e monitores, acompanhar valores de voltagem é uma boa forma de encontrar defeitos. Através de medições de resistência, podemos verificar se um transistor ou diodo está danificado. Por outro lado, os circuitos digitais não podem ser monitorados tão facilmente com um multímetro. Eles trabalham com freqüências muito elevadas que não podem ser percebidas pelo multímetro. Os equipamentos indicados para ?medições? em circuitos digitais são os osciloscópios (preço em torno de 1000 dólares) e o analisador lógico (preço em torno de 5000 dólares). Ainda assim o multímetro pode ter alguma utilidade e é importante saber usá-lo. Ele não vai permitir, como você quer, diagnosticar uma placa, mas poderá ajudar a checar tensões da fonte de alimentação, verificar mau contato em cabos e outras tarefas simples. Em Belo Horizonte, não sei qual é a ?rua especializada? em peças de reposição para rádio e TV, mas você não terá dificuldades para encontrar. Já vi nessas lojas, pequenos livretos como ?1001 usos para o seu multímetro?, ou similar. As revistas Eletrônica Saber e Antena, encontradas em todo o Brasil, também oferecem livros avulsos para técnicos em eletrônica, explicando o uso de multímetros, osciloscópios e outros equipamentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s