Repositorio de ideias

A ideia por trás de escrever em um blog é fazer um serviço de utilidade pública. Publicar técnicas, dicas e reflexões para futura referência. Porém, reluto há um certo tempo em continuar na ativa.

Cheguei num ponto em que não tenho vontade de escrever mais nada próprio. Acho que tudo que tinha para se discutir já foi discutido. Mas, por mais estranho que possa parecer, é aí que se encontra motivo para escrever. Todo dia refino minha técnica no Android, e acabo aprendendo alguma coisa nova no processo.

Um exemplo foi a decisão de remover as memórias do aparelho e só usá-las quando estritamente necessário. Isso deixa o netbook mais rápido, consome um pouco menos de corrente e mantém o sistema estável. Pode parecer uma bobagem, mas isso deu um fôlego ao pequeno Mox, e estendeu meu ânimo de continuar operando o aparelho.

Outro  exemplo está na pesquisa de aplicativos. O Android seria perfeito se possuísse em seu ecossistema aplicativos maduros. Mas nada é perfeito. A plataforma da Google possui a maior quantidade de boas ideias mal implementadas em toda a industria da computação. Mas já li em algum lugar que o Android é um sistema operacional para consumidores de mídia, logo fica implícita a falta de comprometimento com coisas sérias.

Eu tenho pelo menos umas oito cópias de aplicativos de escritório e nenhuma delas pode ser encarada seriamente. Todas pecam na planilha eletrônica. E para que serve um computador se não tiver uma boa planilha? A microinformática não seria o que é hoje não fosse a VisiCalc – mais informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/VisiCalc – Multiplan, Lotus 1-2-3 e outros.

Sem aplicativos bons, maduros e eficientes o Android para mim será sempre um brinquedo. Mas ainda muito bom em me fazer pesquisar!

Deixe um comentário

