Brick, firmware, ROM e Uberoid

Uma palavra sobre o “brick”. No mundo dos PCs, bem como no mundo dos portáteis, os sistemas operacionais podem sofrer danos durante o uso e tornarem-se inoperantes. Nestes casos, a solução mais rápida é a reinstalação. O resgate dos dados dos computadores, sejam eles PCs ou tablets dependerá das características técnicas de cada equipamento e da disponibilidade tecnológica de cada oficina, mas de modo geral é possível recuperar algo de máquinas “brickadas”.

Um fator que complica a formatação de tablets, smartbooks e congêneres é a questão do sistema operacional. Diferente dos PCs, onde o sistema operacional é generalista e a personalização é feita através de drivers de dispositivo, a instalação do Android é específica para cada aparelho, o que demanda inúmeras cópias do sistema, uma para cada modelo. Tal cópia se chama ROM.

As ROMs podem ser puras (conhecidas como stock ROMs) ou modificadas. As modificações são feitas para melhorar a performance, adicionar ou remover aplicações e alterar a interface do sistema. As modificações mais conhecidas para aparelhos antigos e / ou de hardware mais fraco são o Modroid e o Uberoid. Outras não menos conhecidas são a Cyanogem Mod e a Clockwise Mod, para equipamentos mais novos e / ou potentes.

Meu Mox Pad “brickou” em 26/12/2013. A busca por uma ROM envolveu testes com a stock ROM do Froyo e o Modroid. Nenhuma das duas ficou boa no aparelho, e a saída foi a instalação do Uberoid. Essa ROM resolveu vários problemas de software no meu smartbook e de quebra trouxe habilidades que o sistema original não tinha, como pesquisa por voz e superusuário ativado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s