Dissecação do Mox Pad 738

Vou encerrar a trilogia do adeus ao Mox Pad analisando o hardware do Mox Pad 738 a partir do que vi ao desmontar o aparelho e confrontando com o que conheci durante as pesquisas que conduzi ao longo do tempo que o corajoso smartbook me pertenceu.
Para facilitar minha tarefa, vou escrever esta postagem em tópicos.

  1. Montagem do gabinete. Logo de partida se percebe que o Mox Pad 738 é fruto de trabalho quase artesanal: a disposição das placas de sistema, da fixação da bateria, do tipo de adaptador wireless utilizado e outros periféricos mostra que o aparelho não é obra de uma linha de produção sofisticada. A placa-mãe, com o processador, memória RAM, conectores e memória Flash estão montados à direita do gabinete (mesmo lado dos conectores USB); o rádio do wireless é um adaptador externo padrão USB soldado à placa-mãe e fixado ao gabinete através de espuma adesiva à esquerda da placa-mãe, próximo à bateria.
  2. Teclado. Aparentemente é o mesmo usado nas capas para tablets; fixado ao gabinete por quatro encaixes de pressão; um flat cable de uma polegada e meia conecta o periférico à placa-mãe. De teclas planas e próximas, possui mecanismo razoavelmente sofisticado, baseado em uma borracha de contato e armação de plástico branco. Bem sensível, é todavia de difícil manuseio, inviabilizando a digitação rápida.
  3. Touchpad. Faz as vezes de mouse. Bem sensível e preciso, conta com dois botões em suas extremidades. Ligado à sua placa controladora por flat cable de 3/16″. A placa controladora é fixada no centro da parte inferior do gabinete, e para que o mesmo seja aberto, é necessário desligar o flat cable. A manobra para religar o cabo é delicada e melindrosa, exigindo atenção e destreza.
  4. Mecanismo de sustentação da tela. Complexo mecanismo formado por base fixa no gabinete inferior, eixo giratório horizontal, eixo vertical preso à base da tela por seis parafusos em soquetes de latão aplicados ao plástico. Sujeitos à fadiga de material, já apresentavam desgaste quando da desmontagem. De bom acabamento visual, exige perícia para desmontagem, pois as peças do acabamento são pequenas e muito frágeis. Quase impossível remontá-las na forma original.
  5. Bateria. Pack de duas baterias de celular com uma placa controladora muito rudimentar. Confirmando meus receios, era um dispositivo pouco confiável e perigoso.
  6. Painel de controle. Somente botão liga / desliga e luz indicadora de atividade e carga. A montagem do botão é frágil e a luz indicadora é verde para operação e vermelha para carga. Nada de especial. Simples e funcional.

Ao analisar a construção do aparelho, chega se a algumas conclusões:

  • O processo construtivo é quase artesanal. A engenharia do produto (?) não foi feliz ao projetar a montagem interna do aparelho. Os componentes não estão dispostos harmonicamente, e o trabalho manual é intenso. Nota-se que a linha de montagem não é sofisticada.
  • Apesar da aparência frágil, o plástico do aparelho é bem resistente. Ofereceu grande resistência à perfuração e à quebra. Poderia durar pelo menos dez anos tranquilamente.
  • A tela, resistiva e capacitiva é apenas razoável. É frágil e sujeita a desgaste precoce. Mesmo protegida com película apresentava riscos e pontos de insensibilidade. A disposição no gabinete superior era estranha: muito pequena, transformava a moldura de plástico em um “latifúndio”.
  • O acabamento geral era um pouco descuidado. Brechas e tamponamento de parafusos com borracha eram as características mais gritantes do acabamento. Acredito que são consequência do projeto do gabinete.

Em resumo, era um aparelho resistente, relativamente bem construído e que provavelmente duraria um bom tempo em meu acervo.

Anúncios

Um comentário sobre “Dissecação do Mox Pad 738

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s